A vigilia da devassidão

E, como quando eu recolher, talvez a senhora Josefa esteja entregue ao sono da inocência, ou à vigília da devassidão "Os Maias: episodios da vida romantica" Eça de Queiroz

quinta-feira, maio 12, 2005

Convergência demagógica

Questiono-me o que será mais cretino, dizer que "matar uma criança no seio materno é mais violento que matar uma criança de cinco anos", ou dizer que "na minha barriga mando eu".

quarta-feira, maio 11, 2005

Indignação

O direito ‘a indignação não e’ universal. Numa sociedade que cada vez mais confunde liberdade de expressão, com o direito ao insulto ou o direito de se sentir insultado, a indignação não e’, nem deve ser, um direito constitucionalmente protegido.

terça-feira, maio 10, 2005

Trabalhos e Paixões de Benito Prada

"Quando o Padeiro Velho de Casdemundo teve a certeza de que Manolo Cabra lhe desfeiteara a irmã, em dois segundos decidiu tudo. Nessa mesma noite matou-o de emboscada, arrastou o cadáver para o palheiro e foi acender o forno com umas vides que comprara para as empanadas da festa de San Bartolomé.
O irmão do meio encarregou-se de cortar a cabeça ao morto.
O Padeiro Velho amanhou-o e depois chamuscou-o bem chamuscado. Às duas da manhã untou o Cabra de alto a baixo com o tempero, enfiando-lhe um espeto pelas nalgas. Às cinco estava assado.
'Caramba', disse o irmão do meio, que admirava todas as invenções do mais velho, 'é à segoviana'!. 'Mas não lhe pões o dente', cortou o outro."

(Excerto de Trabalhos e Paixões de Benito Prada; FERNANDO ASSIS PACHECO)

segunda-feira, maio 09, 2005

Klezmer

E' fascinante como e' que um dos povos mais perseguidos da historia da humanidade foi capaz de produzir um dos estilos musicais mais optimistas que conheço...

Um exemplo de iniciativa...

Uma entrevista fascinante com o professor do ano 2005

Bifes

Eu adoro os bifes

"LONDON, England - Prince Harry began his new life in the British Army Monday at the elite Sandhurst military academy, and bookmakers were already taking bets on whether he would complete the tough course."

CNN- online

domingo, maio 08, 2005

Sistema eleitoral

Sócrates segue o exemplo de Tony Blair, moderado, mordisca ideologicamente o centro-direita enquanto se afirma como um homem de esquerda. Não fosse o nosso sistema eleitoral eu diria que a politica portuguesa tinha potencial de entrar num processo de mexicanizacão. Sou defensor dos círculos uninominais, mas agora suspiro de alívio com o nosso sistema proporcional.

Doggy bag

"- Ai não, que horror!"
"- Que feio, parece mal..."

Estas são as reacções típicas dos Portugueses quando proponho levar um doggy bag. Claro que tal pragmatismo cultural ("hey, I paid for that food!" - a typical american) esta' na antítese de uma cultura lusa obcecada pelas aparências e pela opinião do vizinho do lado. Por mim eu aprendi que o doggy-bag e' a maior invenção dos Americanos depois das garrafas de cerveja com carica-de-rosca.

Maratona

Acabo de me inscrever na Maratona de Nova Iorque. Tenho a certeza que me vou arrepender deste devaneio.

Agora estou 'a espera da lotaria...

Atila