A vigilia da devassidão

E, como quando eu recolher, talvez a senhora Josefa esteja entregue ao sono da inocência, ou à vigília da devassidão "Os Maias: episodios da vida romantica" Eça de Queiroz

segunda-feira, julho 11, 2005

Back to the Future

A juventude catalã tem uma completa falta de gosto no que se refere a cortes de cabelo. O corte tipo jogador de futebol dos anos 80 do Clube Desportivo da Cova da Piedade é omnipresente. Os cabelos são rapados do lado e longos atrás, com ou sem cor, em madeixas ou com uma simples risca a atravessar o topo a cabeça.

Monstro Adamastor

Já o grande Camões falava nos velhos do Restelo, nos derrotistas cronicamente deprimidos. O bote é sem dúvida pequeno, mete água, falta-lhe GPS e não tem televisão via satélite, mas na falta de alternativas temos que arriscar e dobrar mais uma vez o cabo das (nossas) tormentas.

Lisboa

Ontem voltei de Barcelona. Após uma semana a deambular pela Europa vou ficar uns dias em Lisboa. Dá-me imenso gozo! Portugal parece no entanto continuar na mesma: os incêndios, Alberto João, as causas fracturantes do bloco de esquerda, o arrastão-que-afinal-não-é-arrastão a confirmar o facto de que os portugueses perderam a sua coluna vertebral algures no Oceano Índico.

Londres

Decidi esperar uns dias, escrever uma opinião a frio. Faltam-me palavras capazes de articular aquilo que sinto, mas acabo de encontrar dois parágrafos na BBCNews que mais ou menos traduzem o meu ponto de vista.

"Countering political violence isn't easy. It takes rigid self-discipline on the part of government and people. And it takes a degree of proportion and self-awareness too. Thursday was a terrible day for London; yet we mustn't forget that much the same number of people died that day in Iraq, and no one dedicated acres of newsprint to them.

We must hunt the bombers down, because they have committed a vicious crime against society. But we mustn't throw away the calm and self-possession which every decent society needs. It's not weakness; it's our greatest strength."


John Simpson (BBCNews)