A vigilia da devassidão

E, como quando eu recolher, talvez a senhora Josefa esteja entregue ao sono da inocência, ou à vigília da devassidão "Os Maias: episodios da vida romantica" Eça de Queiroz

quarta-feira, outubro 13, 2004

Perspectivas

Ontem discutia com o um amigo o facto de poucos homens terem escrito livros usando um narrador feminino. Poucos escritores o fizeram, e ‘a parte de Moravia não nos conseguimos lembrar de mais ninguém. A dificuldade de o fazer foi a melhor explicação que encontramos para tal raridade. Escrever como um mulher, pensar como uma mulher, e’ algo de essencialmente impossível para boa parte dos homens. Existem no entanto alguns que são relativamente bem sucedidos em abordar diferentes assuntos usando uma perspectiva essencialmente feminina. Lembro-me de um Pedro Paixão cuja clientela deve ser exclusivamente feminina, ou um Almodovar cujos maiores fãs que conheço são invariavelmente mulheres. Esta perspectiva de ver o mundo escapa-me, sei que ela existe, sei que a deveria conhecer melhor, mas escapa-me...

3 Comments:

At 1:01 da manhã, Blogger 100nada said...

Em compensação, um dos melhores livros que li sobre um homem na andropausa foi escrito por uma mulher (Carol Shields, 'Larry's Party').

Mas deixa lá, não me parece coisa grave que te escape a tal perspectiva...(ah, e o Pedro Paixão sucks, mas isso é a minha humilde opinião...).

 
At 5:28 da manhã, Blogger Attila said...

Ya!!!!
Alem disso as gajas não curtem tipos "amaneirados". Esta historia dos metrosexuais e' uma grande treta...
(coçar a virilha)

 
At 11:18 da manhã, Blogger 100nada said...

pareceu-me detectar aí um certo tom de uvas verdes do La Fontaine...;)))

 

Enviar um comentário

<< Home